Após a liberação das especificações oficiais do PlayStation 4 e do Xbox One, nós montamos uma tabela mostrando as principais diferenças de hardware entre os três consoles — incluindo o Nintendo Wii U.
Em nosso artigo comparativo, ficou claro que o console da Sony conta com os componentes mais robustos, todavia, isso não representa muito na hora da jogatina, visto que cada video game possui uma arquitetura própria e os resultados dos jogos dependem muito mais do aproveitamento dos recursos.
Apesar de isso ser uma verdade absoluta para jogos exclusivos, tal proposta não é válida para jogos multiplataforma. Pensando nisso, a Digital Foundry montou configurações de PCs semelhantes às do Xbox One e do PlayStation 4 para tentar descobrir como eles vão se sair na hora de executar os principais games.
Um comparativo justo
Os consoles de próxima geração utilizam tecnologias da AMD para o processamento de dados e de gráficos. Além disso, tanto o PS4 quanto o Xbox One usam a arquitetura x86, que é a mesma dos computadores. Tais características dão certa validade ao teste, visto que os resultados proporcionados devem ser parecidos nos hardwares dos consoles.
Para a comparação, a Digital Foundry montou duas máquinas idênticas, com exceção da placa de vídeo. A máquina que simula o Xbox One conta com uma placa AMD Radeon HD 7850, enquanto que a configuração semelhante a do PS4 usa uma AMD Radeon HD 7870 XT.
A equipe da Eurogamer realizou testes com diversos jogos em diferentes jogos. O teste efetuado aproveita muitos jogos atuais e considera apenas o Crysis 3 como um título de próxima geração. Será que os 50% de poder extra do PS4 dão uma vantagem realmente significativa na hora de rodar os jogos? Os resultados foram os seguintes:
- BioShock Infinite (DX11 / Ultra / DDOF)
Xbox One: 31,8 fps - PlayStation 4: 38,2 fps - Diferença: 20,4% - BioShock Infinite (DX11)
Xbox One: 40,5 fps - PlayStation 4: 49,5 fps - Diferença: 22,7% - Tomb Raider (Ultimate / TressFX)
Xbox One: 22,4 fps - PlayStation 4: 29,8 fps - Diferença: 33% - Tomb Raider (Ultra)
Xbox One: 39,5 fps - PlayStation 4: 50,3 fps - Diferença: 27,3% - Tomb Raider (High)
Xbox One: 56,8 fps - PlayStation 4: 69,6 fps - Diferença: 22,5% - Hitman Absolution (Ultra)
Xbox One: 37,2 fps - PlayStation 4: 45,2 fps - Diferença: 21,7% - Hitman Absolution (High)
Xbox One: 44,1 fps - PlayStation 4: 52,6 fps - Diferença: 19,3% - Sleeping Dogs (Extreme)
Xbox One: 20,3 fps - PlayStation 4: 26,2 fps - Diferença: 29% - Sleeping Dogs (High)
Xbox One: 40,2 fps - PlayStation 4: 50,9 fps - Diferença: 26,6% - Metro: Last Light (High)
Xbox One: 25,5 fps - PlayStation 4: 30,0 fps - Diferença: 17,6% - Crysis 3
Xbox One: 35,7 fps - PlayStation 4: 42,6 fps - Diferença: 19,3%
Como você pode ver, mesmo o PlayStation 4 tendo um hardware, teoricamente, 50% superior, a diferença de desempenho é pouca coisa superior a 20%. Segundo a Eurogamer, o Xbox One pode compensar parte da desvantagem com sua memória ESRAM e diminuindo a resolução dos jogos quando necessário.
Fonte: Eurogamer, Digital Foundry
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