24.10.13

Como criar uma planilha encriptada no Google Docs para guardar senhas

Passo 1. Acesse o Google Docs para abrir a planilha e crie uma cópia no Google Drive;
Criando cópia da planilha (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Crie uma cópia da planilha no Google Docs. (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 2. Com a planilha aberta, acesse o menu “Ferramentas” e clique em “Editor de scripts”. Uma nova janela ou aba do navegador será aberta;
Configurando planilha protegida (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Vá até o Editor de scripts. (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 3. No editor de scritps do Google Docs, abra o menu “Arquivo” e clique em “Gerenciar versões…”;
Configurando planilha protegida (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Clique em "Gerenciar versões...". (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 4. Deixe o campo em branco e clique em “Salvar nova versão”. Uma nova linha com a versão “1” irá aparecer. Clique em “OK” para voltar ao editor de script;
Configurando planilha protegida no Google Docs (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Confirme a versão 1.  (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Agora, clique no menu “Publicar” e escolha “Implantar como aplicativo web…”;
Configurando planilha protegida (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Vá em "Publicar".  (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 6. Por fim, clique em “Implementar” e feche o editor de scripts;
Configurando planilha protegida no Google Docs (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Clique em "Implementar" para executar o app. (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Voltando à planilha, acesse o menu “Protect File” e clique em “Initialize”;
Ativando script (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Clique sobre "Initialize". (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 8. É necessário autorizar o script a acessar o Google Drive e editar a planilha. Para isso, clique em “Aceitar” quando a permissão for requisitada;
Concedendo permissão ao script (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Conceda permissão ao script no Google Docs (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 9. Adicione à planilha as informações que gostaria de proteger e, no menu “Protect File”, clique em “Encrypt File”;
Encriptando planilha (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Encriptando planilha no Google Docs (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 10. Na primeira vez que o comando for executado será necessário definir uma senha que codifica ou descodifica o documento. Digite-a e pressione “OK”;
Definindo senha pela primeira vez (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Definindo senha pela primeira vez no Google Docs (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 11. Os dados da planilha serão encriptados. Para revelar as informações, basta acessar o menu “Protect File”, clicar em “Decrypt File” e entrar com a senha;
Descriptografando planilha (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Descriptografando planilha no Google Docs (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 12. Caso queira acessar os dados de um dispositivo móvel, que não conta com o menu “Protect File”, use o link disponível ao lado de “URL to Encrypt/Decrypt” para codificar ou revelar o conteúdo da planilha.
Link especial para criptografar ou descriptografar planilha (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Link especial para criptografar ou descriptografar planilha no Google Docs (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Pronto! Com essa planilha especial suas informações poderão ser salvas de forma mais segura. Contudo, é importante dizer que não há garantias de que essa proteção seja inviolável, mas certamente é muito mais confiável do que um arquivo simples de senha.

fonte:TechTudo


0 comentários :

Postar um comentário